Céu da Semana - Ano Novo Astrológico
Embora estejamos vivendo o Novo Ano Civil, a partir de 1 de janeiro de 2013, astrologicamente, é somente em 20 de março de desse ano, exatamente às 8h03’que isso acontece, pois é nesse momento astral que o Sol vai cruzar o 0 grau de Áries, o primeiro signo zodiacal, o ponto vernal do Zodíaco, quando a eclíptica encontra o Equador Celeste. Neste momento Cósmico de grande importância para a renovação de todas as formas de vida na Terra, o Sol deixa o Hemisfério Sul e prossegue viagem rumo ao Hemisfério Norte, dando origem ao Equinócio, novamente dividindo o tempo em partes iguais, gerando a estação da Primavera no Norte e a do Outono no Sul. A partir daí, noite e dia serão iguais, portanto, os humanos terão por mais uma vez, a oportunidade de vivenciarem cá embaixo na terra, a mesma igualdade, o mesmo respeito, a mesma delicadeza e harmonia que os luminares ensinam no Céu.
O ano de 2013 será regido pelo mestre Saturno, o senhor do tempo, o sétimo planeta do Sistema Solar, aquele que representa o limite, o teste, a prova, a razão, a consciência, muitas vezes adquirida através de repetidos erros. Saturno nos ensina a preservar, construir e edificar os alicerces e fundamentos de vida com organização, disciplina, sabedoria e método, sobretudo frente a obstáculos e dificuldades. Deveremos por isso, estar atentos, a fim de que possamos crescer em nossas conquistas, assumindo com competência, responsabilidade e seriedade, os mais acidentados propósitos, pois neste ano, não haverá recompensas, se não houver esforço, trabalho e resistência.
Saturno é o planeta que impacta todo o mapa astrológico do indivíduo, pois é ali que se encontra o seu ponto cego e também a sua mais profunda visão. É onde temos Saturno no mapa que devemos nos debruçar humildemente e aprender a desconstruir os erros, para restabelecer a verdade real, o caminho e a evolução. Saturno conta o tempo, a história, as conquistas e derrotas de nossa encarnação. Sua ação é implacável sobre nós. Não há fuga, ou aprende-se a lição, ou retorna-se para repeti-la. Será de vital importância avaliar os posicionamentos e aspectos de Saturno ao longo do ano, no mapa astrológico de cada um, a fim de se evitar sofrimentos e promover lucidez.
No ano de 2013, Saturno encontra-e no signo de Escorpião, o que evidencia sua natureza fria, porém trazendo um pouco mais de umidade a essa, o que em nível prático, apenas reforça a tendência melancólica nos sentimentos, que nesse novo ano, se estende com mais letargia e profundidade.
As questões relativas ao sexo, ao dinheiro, ao poder e a espiritualidade estarão permeando os aprendizados humanos, especialmente no que tange à harmonia dos relacionamentos. Será impossível passar ileso por esses temas, sem que se produza uma conscientização e transformação profunda na forma de conduzi-los, o que certamente trará experiências renovadoras na vida de todos os seres. No primeiro semestre, Júpiter em Gêmeos, pode dispersar a ação de Saturno, mas também oferecer um grande número de informações e possibilidades de negociações, contudo inquieta, movimenta e torna o período mais nervoso e instável. No segundo semestre, com Júpiter, o planeta da expansão, já caminhando pelo signo de Câncer, outro signo aquático, poderemos encontrar maior disposição para o entendimento, união, acolhida, adesão e compaixão, já que Netuno, também transitando em outro signo de água, Peixes, fecha o grande triângulo, amenizando os conflitos com docilidade e amor e compaixão.
A cor do ano é a negra, castanha, verde musgo e tons de terra. O dia é sábado. O metal é o chumbo. Os cristais são o fumê, a turmalina negra, a obsidiana e o ônix. O aroma é o almíscar e o lírio. A planta é o carvalho, o tabaco e o visco europeu. O animal de poder é a cabra, o camelo, o gato, a tartaruga e o escaravelho. Os ambientes serão sempre os frios e secos. O alimento – as raízes e as frutas secas. No corpo humano – os joelhos, a pele, os ossos, os dentes e o cabelo. Os signos – Capricórnio e Aquário. Convém avaliar os setores astrológicos comandados por esses dois signos no mapa astrológico de cada um. Capricórnio representando o status quo, a carreira profissional, a escalada e o compromisso com o poder social e Aquário, representando a sociabilidade, os relacionamentos amistosos e anseios grupais, baseados na liberdade, independência e evolução da mente. O mantra, OM SRI SHANI NAMAHA OM! (em sânscrito) ou, simplesmente, Sr. Saturno, seja louvado!