Veja o clip do seu signo

Newsletter

Capricórnio

Com a passagem da Lua pelo seu signo da concepção nesta segunda, haverá motivação suficiente para elaborar internamente novos rumos para sua vida, já que Vênus em seu signo oposto, o de Câncer, também lhe sugere uma redefinição de suas próprias metas conjugais e associativas. Entre a tarde da terça e a manhã da quarta, o bem estar físico e a boa sorte material lhe acenam, você estará magnético e por isso poderá falar em publico e ser intensamente solicitado pelas pessoas. Já a partir da sexta e durante os próximos 28 dias, a Lunação Geminiana vem alterar por completo a sua habitual organização diária. O período será de grande força de concretização de metas, especialmente se você usar como recurso principal a inteligência e a boa comunicação. Evite repisar suas dificuldades com lamentações e instabilidades emocionais nos próximos 28 dias, pois a sua saúde física, mental e espiritual dependem da formatação de uma nova logística para sua vida.

E NA TRÍADE DA TERRA QUE ESTABILIZA E RETÊM OS RECURSOS DA VIDA – CAMINHA CAPRICÓRNIO – de 22/12 A 20/01

... porque aquele que realmente quer é quem conquista...

Mesmo sob o brilho intenso da estrela Veja que altiva desponta na constelação de Capricórnio, estamos envolvidos agora no mais gélido inverno. Vamos viver a noite mais longa do ano, em detrimento do dia mais curto, exatamente o oposto daquilo que vivemos seis meses antes, quando Cancer nos trazia o início da claridade, com o dia mais longo do verão.

Estamos no Solstício do Inverno, o Sol está em sua posição mais baixa e por isso mesmo vai iluminar agora o interior da terra e fazer renascer a luz dentro de nós próprios, análoga à luz do Cristo que nasce em nossos corações nesta época do ano, com as celebrações do Natal. Na verdade, tudo aquilo que nos salta aos olhos, na natureza e ao nosso redor, está recoberto sob extensa camada de frio, sombras e silêncio. Parece que nada acontece, tudo permanece imóvel, hibernante e recolhido. Contudo, a natureza tem os seus mistérios e é sutil em seu trabalho. Sem fazer alarde, ela prepara perseverantemente a vida que irá irromper o solo na próxima Primavera de Áries e aparecer frondosa e bela no auge Taurino da estação.

É em Capricórnio que a vida brinca de sonhar e planta no coração do homem as intenções mais longínquas. E é justamente nas qualidades de paciência e perseverança que está fundamentado o signo de Capricórnio, que apesar de ter de superar diversos obstáculos, sempre chega a obter os resultados a que se propõe.

Capricórnio é simbolizado pela cabra montanhesa que aos poucos vai subindo até chegar ao cume da montanha - uma metáfora da própria disciplina, responsabilidade e ambição social conferida aos nativos do signo. Em algumas representações, a cabra está apenas na parte superior do tronco e na cabeça, ficando o corpo com a figura de um peixe, justamente para representar a espiritualidade como princípio básico, galgada na aparência interiorizada do signo, tal qual a vida submersa na obscuridade do dia invernal. Na Líbia, a cabra estava relacionada a deusa da cura – era Aegis, a sacerdotisa especializada em Medicina que vestia-se com peles de cabra.

Os nativos de Capricórnio levam a fama de serem austeros e duros demais, frios e calculistas, mas na verdade são sóbrios, moderados, inimigos das charlatanices e discretos por excelência. Se assim não fossem, jamais poderiam chegar às suas realizações ou carregar com dignidade as cruzes que carregam. O capricorniano que atinge as suas metas e aprende a dobrar os seus joelhos diante das proprias relutâncias em reconhecer outras verdades maiores que a suas, realmente consegue evoluir e ascender às alturas, tal como o Cristo que aceitou a sua descendência divina e cumpriu o seu papel social, sacrificando o seu corpo de homem em nome da vontade do Pai. É por isso que temos na dimensão de Saturno, o planeta regente de Capricórnio, a figura da autoridade, desde a familiar, - expressa nas regras e nos limites impostos pelo pai ou pelo responsável da família, até a social, - expressa nas figuras representantes das instituçoes que regulam as regras de convivência social, estabelecendo proibições e permissões delimitantes ao indivíduo.

Dentro da psiquê humana é a própria consciência que exerce a função de absolver ou não as atitudes que erroneamente se repetem na vida do ser, resgatando a supremacia da razão sobre uma visão estreita e infantilizada, fruto da submissão do homem à sua propria ignorância – ela que o acorrenta no vazio de sua miséria. Mas é na visão deste sábio professor e mestre do tempo, Saturno, aquele mesmo senhor que nos aparece com a imagem do velho com sua foice, que aprendemos a saltar para além das correntes do medo e aceitar enfim a autonomia do nosso próprio destino.

Capricórnio é inclusive conhecido pelo signo do destino. Em muitas mitologias, como a de Cronos-Saturno que teve o mesmo fim de ser destronado pelo seu próprio filho, assim como ele o fizera com seu pai Urano, encontramos o mesmo ensinamento - de que a experiência da vida não pode ser exercida de forma unilateral e a qualquer preço, tendo qualquer meio justificando os seus fins – pois se assim ela proceder, ignorando e desafiando as forças que estão além do nosso controle, as mãos imperiosas do Destino, virão de qualquer maneira nos ensinar. E é partindo deste princípio que podemos compreender a rigidez ou a cristalização que se instala no corpo dos nativos, quando eles se excedem na demasiada teimosia dos seus pensamentos e atitudes, provocando assim sérias enfermidades em locais estratégicos e análogos a esta dureza de conduta como: as juntas, os ossos, a coluna vertebral, os joelhos, os dentes, os ligamentos e a pele. É benéfico à saude dos capricornianos, adotar uma postura mais maleável, flexível e expressar maior alegria de viver, além de preferir os ambientes mais quentes que frios e os alimentos ricos em cálcio e proteínas, uma vez que a idade mais avançada poderá predispor o nativo, em especial as mulheres, à osteoporose e ao aumento de fraturas.

Os capricornianos podem triunfar em muitas profissões, uma vez que são tenazes, obstinados e não se detêm no tempo, antes de atingir a posição que almejam alcançar. Preferem trabalhar sozinhos, voltados às suas pesquisas, escritos e experimentos. São econômicos como os signos irmãos de terra -Touro e Virgem, porém são mais conservadores e previdentes, cuidando de suas finanças com muito planejamento e evitando os investimentos de alto risco ou os gastos supérfluos. Gramático, sábio, cientista, médico, agrônomo, arquiteto, farmacêutico, matemático, filósofo, sociólogo, político são algumas possibilidades profissionais.

Embora os capricornianos possam ser fiéis em suas afeições, o medo de amar podem fazê-los mais próximos de seus objetivos profissionais do que da ciranda emocional que suscitam as paixões. Têm dificuldade em demonstrar carinho e não são lá muito sexuais.

Os parceiros irmãos de terra – Touro e Virgem podem ser bons companheiros, assim como os amigos de água Escorpião e Peixes. Com Câncer, o seu oposto complementar, podem adquirir o alimento sensível que lhes falta, contudo será uma convivência difícil.

As gemas saturninas são relativas ao signo de Capricórnio e auxiliam entre outras utilidades, na realização prática das idéias e no alívio dos excessos de rigidez física e emocional.São elas: o ônix, a turmalina negra, o diamante e a calcita verde.